GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA
DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROGRAMA DE AÇÃO
EE: Doutor Antonio de Moura Abud |
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NOME: Daniela
de Oliveira
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FUNÇÃO: Profª de Filosofia, Sociologia (Disciplina da Base Nacional Comum), Projeto de Vida (Disciplina da parte
Diversificada) e Eletiva
(Disciplina da parte Complementar)
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Diretor: Helimara Vinhas Siqueira Pinto
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Vice-Diretor:
Silvia Lobato dos Santos e Moura
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PCG: Elisabete Vassalo
Bergamini
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PCA CHT:
Lucia Helena Ramos Martins
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Supervisora: Vânia Cristina Paduan Alves
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VIGÊNCIA: 2015
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ÚLTIMA REVISÃO:__/__/2015
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1- RELATO SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM
QUE ESTÁ INSERIDA
Os alunos que estudam nesta Unidade Escolar
residem no próprio bairro e regiões próximas. São atendidos no ensino
fundamental em escolas pertencentes à rede municipal de ensino. Em sua maioria, pertence à classe média
baixa. Em linhas gerais, os pais são trabalhadores
temporários, autônomos, prestadores de serviços; o grau de escolaridade dos
pais com ensino fundamental ou ensino médio incompleto. As mães trabalham
como empregadas domésticas, autônomas, prestadoras de serviços, ou em empregos
no comércio local. O grau de
escolaridade das mães, em geral, é de ensino fundamental incompleto e algumas
com o ensino médio. A média da renda familiar é em torno de 1 a 2 salários
mínimos. O tipo de moradia é própria , cedida ou alugada, em média de 2 a 8
pessoas morando na mesma casa, com infraestrutura básica. O entorno da escola
apresenta pontos comerciais de pequeno e médio porte e não há nenhuma área de
esporte, lazer e cultura comunitários. Constantemente crianças e jovens
utilizam informalmente a quadra de esportes da escola devido a não ter outro
espaço disponibilizado à comunidade. Muitos jovens ficam ociosos enquanto
seus pais trabalham e acabam se envolvendo no tráfico de drogas. No decorrer do ano letivo, muitos alunos se
evadem ou mudam de escola devido à necessidade de trabalho para auxiliar nos
gastos familiares. Com relação aos resultados de aprendizagem dos alunos, em
2013 percebeu-se que houve uma regressão acentuada no índice de avaliação
do IDESP/SARESP e de Aprendizagem dos alunos, o que muito preocupou toda a
Gestão e Equipe Escolar. A partir desses dados, como a escola tornou-se
integral, os professores sentiram uma responsabilidade maior em trabalhar com
mais efetividade e eficácia as premissas do Programa de Ensino Médio Integral
(PEI), que permeiam a necessidade de melhorar a qualidade de ensino dos
alunos desta U.E.. Percebe-se que a queda nos resultados de aprendizagem dos
alunos, em 2013, aconteceu devido a fatores externos da comunidade que
refletem no desempenho escolar; falta de perspectiva de melhoria de vida e
abandono escolar devido à priorização do mercado de trabalho, influenciando
diretamente nos resultados de Avaliações de Aprendizagem dos alunos. Já em 2014, ocorreu uma melhora
significativa nos índices de avaliações internas e externas, superando em
120% a meta do IDESP. Com base nessas observações, percebe-se que a escola
já alcançou uma melhoria na aprendizagem, porém persiste a necessidade de
elaborar novas ações que minimizem os problemas de aprendizagem influenciados
por questões sociais dos alunos e contemplem as habilidades requeridas em
avaliações externas da Secretaria da Educação, marcadoras de indicadores de
resultados de aprendizagem desses jovens. Há, na escola, uma necessidade
imensa de se resgatar a autoestima de nossos estudantes para que eles estejam
estimulados a aprender conteúdos da Base Comum do Ensino Médio e, também, da
base Complementar e Diversificada do Ensino Médio Integral. Por isso, não
basta apenas termos um Programa de Ensino Médio Integral; há a necessidade de
uma ação integradora do ser (alunos) como um promissor do desenvolvimento do
Protagonismo e Corresponsabilidade ao encontro do conhecimento em direção aos
Projetos de Vida dos alunos, como pessoas que evoluirão à capacitação do Mercado
de Trabalho diversificado e Preparação Acadêmica, exigidos pela sociedade
contemporânea.
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2 - RELATO INDIVIDUAL SOBRE O
EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO (Caso exerça
mais de uma função registre as atribuições das funções separadamente)
A
partir dos dados, apresentados no item 1 (relato sobre a escola), como
professora, sinto que tenho uma
responsabilidade maior em trabalhar com mais efetividade e eficácia as
premissas do Programa de Ensino Médio Integral (PEI), que permeiam a
necessidade de melhorar a qualidade de ensino dos alunos desta U E; visto que
todos têm dedicação exclusiva ao processo de ensino e aprendizagem, tanto
alunos quanto professores. Percebe-se que quanto aos resultados de aprendizagem dos alunos, em
2014, ocorreu uma melhora significativa nos índices de avaliações internas
e externas, superando em 120% a meta do IDESP. Com base nessas observações, percebe-se que a
escola já alcançou uma melhoria na aprendizagem, porém persiste a necessidade
de elaborar novas ações que minimizem os problemas de aprendizagem
influenciados por questões sociais dos alunos e contemplem as habilidades
requeridas em avaliações externas da Secretaria da Educação, marcadoras de
indicadores de resultados de aprendizagem desses jovens; havendo, assim, a
necessidade de, como profissional e educadora do programa, desenvolver
atividades concretas que viabilizem o ato de se resgatar a autoestima de
nossos estudantes para que eles estejam estimulados a aprender, cada vez
mais, conteúdos da Base Comum do
Ensino Médio e, também, da base Complementar e Diversificada do Ensino Médio
Integral; dando todo auxilio e tutoria possível para que os jovens
desenvolvam seus projetos de vida.
Por
isso, há a necessidade de elaborar ações que, pelo menos minimizem os
problemas de aprendizagem influenciados por questões sociais dos alunos e
contemplem as Habilidades requeridas em Avaliações externas da Secretaria da
Educação, marcadoras de indicadores de resultados de aprendizagem desses
jovens. Há, na escola, uma necessidade imensa de se resgatar a autoestima de
nossos estudantes para que eles estejam estimulados a aprender conteúdos da
Base Comum do Ensino Médio e, também, da base Complementar e Diversificada do
Ensino Médio Integral. Portanto, nesse Programa de Ação, proponho disponibilizar-me
ao máximo, principalmente em formação continuada, para desenvolver ações integradoras e significativas do ser (alunos) como um promissor do
desenvolvimento do Protagonismo e Corresponsabilidade ao encontro do
conhecimento em direção aos seus Projetos
de Vida, como pessoas que evoluirão à capacitação do Mercado de Trabalho
diversificado e Preparação Acadêmica, exigidos pela sociedade contemporânea.
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3- PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA
FUNÇÃO (Caso exerça mais de uma função
registre as atribuições das funções separadamente)
Considerando as atribuições específicas
da função no Programa Ensino Integral – artigo 7º da Lei Complementar nº
1.164, de 4 de janeiro de 2012
alterada pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012,
transcrevo as principais atribuições em
minha função, como Professor de Arte:
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4 – ALINHAMENTOS ENTRE
ATRIBUIÇÕES (Caso exerça mais de uma
função registre os alinhamentos entre as atribuições separadamente)
O
alinhamento entre as disciplinas da área de Linguagens e Códigos será
realizado pela Coordenadora de Área (PCA) em ATPA e Horários de Estudo; entre
as diferentes áreas do conhecimento, será realizado pelo Professor Coordenador
Geral (PCG), havendo elos entre as áreas, por meio de diferentes professores
durante as disciplinas Eletivas, Mundo do Trabalho, Orientação de Estudo e
ATPCs, É necessário também que haja o alinhamento da equipe gestora com todas
as áreas de conhecimento para que o processo ensino e aprendizagem transcorra de uma maneira
mais clara e objetiva para a efetiva prática do Plano de Ação e Pedagógico da
Escola.
No
exercício da minha função docente, procurarei sempre manter os alinhamentos
com os professores das disciplinas da Base Nacional Comum e com os
professores das disciplinas e atividades da Parte Diversificada, das
Atividades Complementares e Nivelamento; garantindo uma linearidade na
execução do Plano de Ação da Escola e favorecimento da evolução do Processo
de Ensino e Aprendizagem dos alunos; desdobrado no Programa de Ação.
Para
garantir que o entendimento e a prática do PDCA, como instrumento rotineiro
da vida escolar, esteja presente nas ações pedagógicas, procurarei
atualizar-me sempre a partir dos momentos de formação continuada; levando em
consideração: Visão, Missão, Valores, Premissas do Programa,
Corresponsabilidade, Replicabilidade e Princípios do PEI.
Buscarei
o apoio dos professores, envolvidos no programa, da PCA e PCG nas ações e atividades
voltadas à aquisição de habilidades e competências pelos alunos,
identificadas nas avaliações internas e externas, facilitando e acompanhando
à introdução das iniciativas previstas na parte diversificada e da matriz
curricular e, consequentemente, incentivarei, apoiarei e monitorarei as
práticas e vivências em Protagonismo Juvenil
e Corresponsabilidade entre alunos na escola.
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5 - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES (Caso exerça mais de uma função registre as competências e
habilidades necessárias separadamente)
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PREMISSAS
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COMPETÊNCIAS
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Descrever
as competências a serem desenvolvidas por premissa
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PROTAGONISMO JUVENIL
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1. PROTAGONISMO:
Promove o protagonismo juvenil,
ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo
protagonista também de sua própria atuação.
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1-
Busca conhecer os alunos em sua individualidade (Projeto de
Vida, interesses, dificuldades e potencialidades.)
2-
Mostra-se
aberto a ouvir e apoia os alunos em seu processo de formação pessoal,
acadêmica e profissional (por exemplo: dúvidas da disciplina, aspectos
pessoais, Projeto de Vida).
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FORMAÇAO CONTINUADA
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2. DOMÍNIO DO CONHECIMENTO E
CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio de sua área de conhecimento, sendo capaz de
comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do aluno, à
prática, às disciplinas da Base Nacional Comum, à parte diversificada, às
atividades complementares e aos Projetos de Vida.
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1- Utiliza práticas de ensino-aprendizagem que
facilitam a aprendizagem pelo aluno (apresenta o conhecimento com clareza).
2- Realiza avaliação coerentes com o que foi
trabalhado nas aulas (provas, trabalhos, nível de exigência na correção).
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3. DISPOSIÇÃO AO AUTODESENVOLVIMENTO
CONTÍNUO: Busca contínua da aprendizagem e do desenvolvimento como pessoa
e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas,
tecnologias, ferramentas e formas de pensar.
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1-
Participa frequentemente de cursos de formação a fim de
aprimorar o exercício de sua função (temas específicos à função ou ao Modelo
Pedagógico e de Gestão do Programa Ensino Integral)
2-
Escuta abertamente as devolutivas recebidas e reavalia seus
comportamentos e práticas.
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EXCELÊNCIA EM GESTÃO
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4. COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E
RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações,
de forma a atingir os resultados planejados.
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1- Elabora o planejamento
de suas ações de forma a contribuir para o alcance das metas do Plano de
Ação da escola (identifica as necessidades de aprendizagem dos alunos e usa
os instrumentos necessários: Programa de Ação, Guias de Aprendizagem e Planos
de Aula).
2- Revisa sua prática para atingir melhores
resultados de aprendizagem
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CORRESPONSABILIDADE
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5. RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE:
Desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários,
direção, pais e responsáveis e atua de forma corresponsável tendo em vista o
desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola.
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1- Mostra-se próximo e
constrói vínculo positivo com os alunos e profissionais da escola estando
disponível dentro e fora da sala de aula.
2- Mostra-se disponível e orienta
pais e/ou responsáveis sobre o desempenho escolar dos alunos,
incentivando sua participação como corresponsáveis.
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REPLICABILIDADE
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6. SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE: Tem visão
crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando caminhos
alternativos sempre que necessário.
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1- Disposição para testar novas práticas e
atividades de modo a desenvolver o aluno (organização da sala de aula, forma
de avaliação, novas estratégias de ensino como debates, grupos colaborativos).
2- Pondera
suas colocações tendo em vista o contexto (avalia o que é viável ou
não dentro da realidade dos alunos e da escola, leva em consideração o
momento mais adequado).
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7. DIFUSÃO E MULTIPLICAÇÃO: Difunde e compartilha boas
práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede.
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1- Compartilha as boas práticas
adotadas por
ele e outros professores junto a outros profissionais da escola (novas
estratégias de ensino, ações de melhoria de aprendizagem, ações de apoio ao
nivelamento etc).
2- Documenta
as boas práticas adotadas, possibilitando o seu compartilhamento (experiências e ferramentas).
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6- POSTURA, ADEQUADA À FUNÇÃO
E ATRIBUIÇÕES, BASEADA NOS VALORES, PRINCÍPIOS E PREMISSAS DO PROGRAMA ENSINO
INTEGRAL.
Fazer
uma autoavaliação e reflexão no aspecto individual da sua atuação. Ter em
mente que sua postura é um compromisso para consigo mesmo e para com sua
equipe, alunos, pais, comunidade, SEE e instituições parceiras.
Fazer
uma autoanálise, apontando quais ações para que a postura seja adequada aos
princípios, premissas e valores do Programa Ensino Integral. Estabelecer em
quais dos pontos é necessário o desenvolvimento de algum trabalho individual
ou um apoio /ajuda de outras pessoas.
OBS: A título de sugestão,
indicamos alguns aspectos que podem ser considerados na sua reflexão:
Compreensão da diversidade e da individualidade; incentivo à participação das
pessoas; seu esforço pessoal e dedicação; suas atitudes em prol da cooperação
coletiva; seu esforço na busca efetiva do trabalho em equipe;
assiduidade/frequência; confiança e respeito no trato das pessoas.
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ASPECTOS
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SUA
AÇÃO
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1- PROTAGONISMO
Demonstra o interesse pelo estudo, observando que a escola
pode oferecer meios (disciplinas, eletivas, laboratórios, tutores) para ajudar
na concepção e realização de projetos de vida.
Ter clareza do meu propósito de
atuação de forma ampla, servindo como exemplo (presença educativa) e desenvolvendo a
pedagogia da presença
2-
FORMAÇAO
CONTINUADA
Procura embasamento aprofundado
em minha área de conhecimento, demonstrando propriedade no conteúdo,
habilidades e competências.
Estar sempre disposta às novas
aprendizagens e formação continuada.
Apresenta abertura para
orientações e devolutivas das ações educadoras.
3- EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Comprometida com planejamento,
e execução e revisão de minhas ações, para atingir resultados e metas
planejados no Plano de Ação da escola.
É capaz de criar vínculos
positivos e desenvolver relacionamentos positivos
Apresenta disponibilidade para ajudar outras pessoas.
Busca parcerias e incentiva a participação
dos pais e/ou responsáveis promovendo corresponsabilidade pela aprendizagem dos
alunos.
4-
CORRESPONSABILIDADE
É
capaz de identificar avanços e pontos de melhoria. Pondera suas colocações
tendo em vista o contexto.
Disposição para mudanças e flexibilidade para
adotar novas práticas e tecnologias.
5-
REPLICABILIDADE
Busca
maneiras de contribuir e favorecer o compartilhamento de boas práticas
Divulga o Programa Ensino
Integral e as boas práticas adotadas
para a comunidade,
viabilizando o ingresso de novos alunos na
escola.
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1 – a– Através da tutoria e eletivas, estimular
os alunos a realizar seus projetos de vida, desenvolvendo atividades
acadêmicas (Ribeirão do Itaim) e registrar resultados em portfólio;
b-
Manter constante diálogo com os alunos,
principalmente com os tutorados para estimular o desenvolvimento da evolução
acadêmica e do espírito científico;
c- C
- Aulas de Práticas de Ciências nas aulas da Eletiva, de forma interdisciplinar,
inovadoras e dinâmicas para estimular o vocabulário e o espírito científico
dos alunos.
d- D
- Organização e desenvolvimento de concurso de animação sobre Dengue, visando
desenvolver o protagonismo e disseminar a prevenção a partir da replicabilidade.
e- E
– Aulas inovadoras e diversificadas em Projeto de vida que estimulem o
autoconhecimento e a autonomia para a construção e execução do seu projeto de
vida.
F - Promover espaço adequado para que os
alunos tenham seu projeto de vida em elaboração e elaborados.
2- a- Em horários de estudo, aperfeiçoar,
pesquisar e estudar práticas de ensino- aprendizagem que facilitem as aulas e
orientações concretas aos alunos;
b- Elaborar mais de um instrumento de avaliação
para que haja coerência com conteúdos do currículo desenvolvidos em sala de
aula.
c- Participar de todos os cursos de formação
oferecidos pelo programa, demonstrando disponibilidade para novas
aprendizagens;
d- Buscar devolutivas das minhas ações com PCA,
PCG e gestores para construir um PIAF reflexivo e concreto ao meu auto
desenvolvimento.
2
--a- Elaborar e entregar dentro do prazo da escola: guias de aprendizagem,
plano de ensino, agendas programa de ação e demais documentos solicitados
pela gestão em beneficio do PEI.
B
- Desenvolver o ciclo PDCA em todas as minhas práticas educativas e pessoais
para que a escola consiga atingir melhores resultados no IDESP.
C
– Estar disposta ao autodesenvolvimento a partir da realização de cursos
oferecidos pela SEE, cursos de
especialização e atualização como Formação em Psicanálise (cursando).
D
– Estudos diários com intuito de atualização sobre os conteúdos do currículo
oficial do estado de São Paulo para melhor desenvolver as habilidades e
competências a partir de aulas dinâmicas e diferenciadas.
3-
a- Sempre que possível buscar parcerias
dentro e fora da escola para promover avanço na aprendizagem dos alunos e
aulas mais concretas e dinâmicas.
b- Disponibilizar
momentos na agenda semanal, para tutoria e atendimento aos alunos e profissionais da escola e orientar pais e/ou responsáveis sobre
o desempenho escolar dos alunos, incentivando sua participação como
corresponsáveis, em reuniões festividades da escola e outro momentos quando necessários
C – A partir
de uma relação de respeito mútuo dialogar e alinhar com a equipe gestor,
sendo prestativa e corresponsável com as atividades constantes no plano de
ação da escola.
4-
a- Conscientizar os alunos a desenvolver
posturas de organização da sala de aula, forma de avaliação, novas
estratégias de ensino como debates, grupos colaborativos, criando contratos
pedagógicos e registros de boas práticas ;
a-
Desenvolver o PIAF a partir das devolutivas da
gestora imediata para melhorar minhas práticas pedagógicas.
5 – a
- Elaborar um portfólio de boas práticas.
B – Compartilhar com demais professores, as boas
práticas realizadas.
C – Divulgar no âmbito escolar e nas redes
sociais para os pais, alunos e comunidade, as boas práticas realizadas nos espaços escolares.
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GESTÃO
POR RESULTADOS DO PLANO DE AÇÃO
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7 -
PRINCIPAIS FOCOS DA ESCOLA
A partir dos objetivos e prioridades no Plano de
Ação da escola são considerados como principais focos prioritários a serem
trabalhados pela escola: Nas 1ª, 2ª e 3ª
séries de Ensino Médio, garantir o domínio das habilidades previstas no
Currículo das séries em curso, possibilitando desenvolver suas competências
acadêmicas; formando assim adolescentes autônomos solidários e competentes,
com vistas à construção do Projeto de Vida de cada jovem, e
concomitantemente, atividades/ações voltadas à aquisição pelos alunos das
habilidades e competências previstas no Currículo como: PAN, análise de
resultados das avaliações em larga escala (SARESP ), em articulação com os
resultados observados nas avaliações
internas da escola. Orientar a preparação do Projeto de Vida dos alunos da 3ª
série, com vistas ao prosseguimento dos estudos e/ou ingresso no mundo do
trabalho.
Formar os educadores no conteúdo e método
propostos no modelo pedagógico e de gestão, considerando: os Princípios
educativos; as Premissas e os Valores do Programa Ensino Integral.
Participação de todos os educadores nas formações específicas e cursos
oferecidos no âmbito do Programa Ensino Integral ; garantindo a formação
continuada de cada profissional.
Estimular a corresponsabilidade de toda
comunidade escolar para atuar junto às famílias, tendo em vista a compreensão
das diretrizes do Ensino Integral e do Plano de Ação da escola e promover a
Adesão da comunidade escolar – toda equipe escolar, alunos e instituições
parceiras ao Ensino Integral e suas ações previstas nos Planos de Ação da
SEE e das escolas.
Implantar e utilizar
plenamente o Modelo de Gestão das Escolas do Programa Ensino integral; com
vistas a excelência em gestão que promova o alcance efetivo dos objetivos e
resultados previstos no Plano de Ação da escola.
Sistematizar as
práticas inovadoras replicáveis para a expansão do modelo do Ensino Integral
para a rede; mantendo a transparência das metodologias e tecnologias
educacionais replicáveis em espaços de socialização.
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8- RESULTADOS ESPERADOS, METAS E AÇÕES
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ESCOLA
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PROFISSIONAL
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8.1 - RESULTADOS ESPERADOS,
METAS DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL
De acordo com o Plano de Ação da Escola devem ser considerados como
Resultados e Metas:
01. Melhoria dos resultados das avaliações externas — Considerar a meta projetada para 2017: 2.44;
02. Melhoria dos resultados das avaliações internas — a. Percentual dos planos de nivelamento 100% desenvolvidos até o final do 1º semestre de
2015.
03. Melhoria nas taxas de rendimento das escolas. — a. Taxa de aprovação líquida por 95% série; b. Taxa de abandono, 5% por série. 04. Aumento do índice de frequência. — a. manter o índice de frequência > 75% no bimestre. 05. Estudantes com Projetos de Vida elaborados. — a. Percentual dos alunos da 1ª série com 100% "Projeto de Vida" em elaboração; b. Percentual de100% dos alunos da 2ª e 3ª séries com "Projeto de Vida” elaborado; c. Percentual de 100% dos alunos com "Projetos de Vida" elaborados e com definição do percurso de ação (2ª e 3ª séries do EM).
06.
Maioria dos estudantes dando continuidade na sua formação acadêmica com
vistas ao desenvolvimento do seu Projeto de Vida. —a. Percentual
de 100% dos alunos da 3ª série do EM inscritos
no ENEM; b. Percentual de 60% dos alunos com projeto de vida voltado aos
cursos técnicos inscritos em processos seletivos para cursos técnicos; c-
Percentual de 40% dos alunos com projeto de
vida voltado ao mundo acadêmico, inscritos em vestibulares para o ensino
superior.
08.
Educadores qualificados atuando de maneira efetiva na sua prática pedagógica
e de gestão. — a.100% Percentual dos
educadores formados nos modelos pedagógico e de gestão das escolas do
Programa Ensino Integral, considerando as necessidades e os parâmetros
apontados na avaliação de desempenho
das equipes escolares; b. 100%. Percentual dos
professores em formação continuada
; c. 100%. Percentual dos Guias de Aprendizagem elaborados, atualizados, efetivamente aplicados nas disciplinas e disponibilizados para os alunos e familiares; d. 100% PIAFS elaborados; e. 100%.PIAFS em execução; f.100% 1. Quantidade de ATPAs realizadas; f.2. Quantidade de100% HTPC´s realizadas; g. Quantidade de 1 aula observada mensalmente.
09.
1. Apoio e acompanhamento da vida escolar dos estudantes pelas
famílias/responsáveis. — a. 100%Percentual dos alunos envolvidos com seu
processo de ensino e aprendizagem.
09.2.
Participação plena da equipe escolar nas ações propostas no Plano de Ação da
escola e nos colegiados de representação previstos na escola. — Percentual
dos 40%pais/responsáveis participando
proativamente das atividades previstas no Plano de Ação da escola.
09.3.
Participação plena dos alunos nas ações propostas no Plano de Ação da escola.
— Percentual dos 50% pais/responsáveis
acompanhando o desenvolvimento escolar dos filhos quanto ao desenvolvimento
do Currículo previsto no Guia de Aprendizagem; Percentual de 15% alunos transferidos: Porcentagem de
transferência dos alunos da escola tendendo a zero.
09. 4. Participação das instituições parceiras nas ações propostas no Plano de Ação da escola. — a. Índice de participação da família em cada um dos encontros Escola & Família com vistas a 50% de participação; 20% Proporção das instituições parceiras comprometidas com o Plano de Ação da escola.
10.
Plena apropriação do Modelo de Gestão das Escolas do Programa Ensino
Integral. — a.100% Percentual do Plano de Ação
elaborado 1 mês após o envio Plano de Ação do Programa pela SEE-SP; b.100%
Percentual das rotinas das funções da
escola definidas até o final do primeiro mês letivo; c.100% Percentual
dos programas de ação elaborados até o final do primeiro bimestre.
10.
Plano de Ação da escola em implementação durante o ano letivo. — a.100% Percentual do Plano de Ação e dos programas de ação revisados ao final de
cada bimestre.
11.
Plano de ação da escola executado ao final do ano letivo. — a. 100%
Percentual de Ações previstas no plano de ação da unidade escolar executadas no ano letivo; b.100% Percentual
das rotinas das funções da escola revisadas no ano letivo; c.100% Percentual dos programas de ação dos educadores
executados no ano letivo.
12. Socialização das
práticas inovadoras replicáveis. Orientação e apoio à outras escolas.
Incorporação das práticas replicadas. — a. Número de práticas inovadoras
efetivas socializadas: 6 ; b. nº de práticas efetivas incorporadas:6.
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RESULTADOS ESPERADOS, METAS DO
PROFISSIONAL
De
acordo com o Plano de Ação da Escola devem ser considerados como Resultados e
Metas:
1- Melhorar
os resultados das avaliações internas e externas dos alunos em 60% ate o
final do semestre de 2015 com atividades diversificadas, complementares e da
base comum do currículo.
2-
Através da tutoria e de ligações, contatos on
line, reuniões de pais auxiliarem a escola reduzir a taxa de abandono em 5% e
aumentar o índice de frequência maior que 75% por bimestre;
3-
A partir da tutoria e disciplina e projeto de
vida auxiliar os alunos na elaboração e definição de seu projetos de vida em
90% .
4-
Manter-me em 100% em formação continuada,
participando de todo o curso oferecido pelo PEI e desenvolvendo horários de
estudo.
5-
Manter em desenvolvimento e atualizados em
100% todos os documentos exigidos pelo programa que cabem a minha função.
6-
Estimular os alunos na execução de seus
projetos de vida e inscrição em vestibulares em 40%.
7-
100% dos guias de aprendizagem elaborados
atualizados, disponibilizados e aplicados em sala de aula durante o ano
letivo,
PIAFS em
elaboração, execução e atualização do ano letivo.
100% do programa
de ação executado, atualizado e revisado a cada bimestre e concluído ao final
do ano letivo, e participação em 100% em ATPA, ATPC e Alinhamentos.
8-
100% de atenção às devolutivas das Aulas
observadas uma vez por mês pela PCA,
9-
Percentual dos 50% pais e/ou responsáveis
acompanhando o desenvolvimento do currículo previsto no guia de aprendizagem;
Participação em
100% da revisão bimestral do Plano de Ação da Escola em ATPCs e revisão
bimestral do meu Programa de Ação e Guias de Aprendizagem em horários de
estudo e alinhamento com gestora imediato (PCA)
10- Seis
práticas inovadoras efetivas e socializadas (culminância das disciplinas
Eletivas 1º e 2º semestres, feira do meio ambiente, FEAMA, datas
comemorativas e reuniões de pais e / ou responsáveis.) em ATPC, ATPA, Planejamento e Replanejamento
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8.2- AÇÕES E
PRAZOS PARA OS FOCOS DA ESCOLA
De
acordo com o Plano de Ação da Escola devem ser consideradas as seguintes
Ações e Prazos, tendo como estratégia em consonância com os Resultados e
Metas citados no item 8.1:
1.1.
(prazo: anual) -
Análise dos resultados de desempenho da Escola e definição conjunta de ações adequadas para atingi-las.
1.2. (prazo: anual) Apoio aos estudantes na
organização do estudo e no desenvolvimento de procedimentos e atitudes que
favoreçam a aprendizagem.
2.1. (prazo:
semestral) Análise do processo de aprendizagem e
elaboração de ações contínuas de melhoria a partir dos resultados das avaliações
internas, em articulação com os resultados das avaliações externas
2.2( Prazo: bimestral) Registro dos
resultados das avaliações internas
3.1.(Prazo: anual)
Acompanhamento contínuo do rendimento e frequência escolar dos alunos, considerando as necessidades de
desenvolvimento das habilidades e competências identificadas nas avaliações
internas e externas.
3.2. .(Prazo: anual)
A partir dos resultados das avaliações
internas e externas, produzir análises
(indicadores, gráficos e demais estatísticas) que possam orientar a
recondução do processos de aprendizagem.
3. 3. (Prazo:
anual) Realização de Conselho
classe/série, Conselho Participativo.
4.1.( Prazo: bimestral) Introdução de
práticas e vivências em Protagonismo Juvenil.
5.1. ( Prazo: bimestral) Apoio
pleno aos estudantes no desenvolvimento da elaboração e definição do
Projeto de Vida
6.1. (Prazo: anual) Apoio e incentivo ao protagonismo juvenil
.
6.2(Prazo: anual)
Garantir o desenvolvimento das práticas e vivências em Protagonismo Juvenil.
8.1(Prazo:
anual) Elaboração do plano de
formação continuada dos educadores, considerando as necessidades
apontadas: a. Na avaliação anual e
contínua de desempenho das equipes escolares; b. Nos instrumentos de gestão
e, c. Nas ações de acompanhamento
formativo.
8.2.( Prazo: bimestral) Acompanhamento da execução do Plano Individual de Desenvolvimento (PIAF) de cada profissional.
8.3. ( Prazo:
bimestral) Utilização dos espaços de HTPC e HTPA para formação dos educadores
e demais atividades necessárias ao atendimento das prioridades formativas
identificadas nas avaliações anual e continuada das equipes escolares
9.1.( Prazo:
bimestral) Elaboração e divulgação de
calendário anual de encontros Escola &Família.
9.2. ( Prazo: bimestral) Preparação de agenda que envolva e motive a participação dos pais/ responsáveis. 9.3 ( Prazo: bimestral) Busca ativa dos alunos com baixa frequência; frequência irregular e em situação potencial de abandono com vistas à reversão do quadro.
9.4(Prazo: anual)
Informar e orientar os pais/responsáveis acerca do rendimento escolar de seus
filhos e de como acompanhá-lo ao longo do ano letivo.
9.5. (Prazo:
anual) Acompanhamento da execução do
Plano Individual de Desenvolvimento (PIAF) de cada profissional.
9.6. (Prazo:
anual) Orientar e incentivar a participação plena da
comunidade escolar nas ações previstas no Plano de Ação da escola.
10.1.
(Prazo: ao final do 1º mês letivo) Alinhamento das ações que envolvem
as diretrizes e procedimentos propostos no Plano de Ação da escola.
10.2. (Prazo: ao final do 1º mês letivo)
Alinhamento do Plano de Ação da escola ao Plano de Ação da SEE, consideradas
as especificidades da unidade.
10.1.( Prazo:
apuração a cada fase de revisão do PDCA) Elaboração e operacionalização dos
instrumentos de gestão (Plano de Ação da escola; Programa de Ação, Guias de
Aprendizagem e Agenda da escola).
11.1. (Prazo:
anual) Planejamento, execução,
acompanhamento e avaliação das ações
do Plano de Ação escolas de Ensino Integral.
11.2. (Prazo: anual) Monitoramento sistemático dos resultados
esperados no Plano de Ação das escolas do Programa Ensino Integral pela equipe escolar.
12.1. (Prazo: anual)
Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das iniciativas inovadoras
das Escolas do Programa Ensino Integral.
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8.3- AÇÕES E
PRAZOS PARA OS FOCOS - Função e Disciplina
- Analisar os
resultados obtidos pelos alunos nas avaliações de larga escala (SARESP) e
AAP;
- Participar
ativamente das Feiras e eventos abertos da UE, promovendo o protagonismo, a
cooperação e a autonomia dos educandos.
- Organização de atividades e
avaliações que favoreçam a leitura, interpretação textual e raciocínio lógico
em todas as disciplinas no decorrer do ano letivo
- Avaliações bimestrais de área e
elaboração de indicadores de resultados de aprendizagem ao final de cada
bimestre;
- Estudo articulando resultados da
AAP e SARESP em ATPC, Planejamento e Replanejamento durante o primeiro
semestre letivo;
- Aplicar avaliação diagnóstica no
início do ano letivo;
- Contribuir com o
nivelamento a partir de atividades que possam ser desenvolvidas em
consonância com o currículo oficial de Filosofia e Sociolgia.
- Elaborar o meu Programa de Ação, no
primeiro bimestre, contemplando a necessidade de aquisição das habilidades e
competências dos alunos identificadas nos resultados das avaliações internas
e externas aplicadas e revisá-lo ao final de cada bimestre do ano letivo;
- Elaborar Guias de Aprendizagem à
luz do currículo proposto e da necessidade de desenvolvimento das habilidades
e competências dos mesmos, identificadas nas avaliações internas e externas e
disponibilizá-lo em sala de aula durante o ano letivo.
- Planejar, implementar, acompanhar e
avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio de indicadores
bimestrais e da verificação das
habilidades desenvolvidas em todos os espaços pedagógicos da unidade.
- Divulgar amplamente, em reunião, a
todos os alunos tutorados e pais/responsáveis,
os resultados por eles obtidos nas avaliações internas e externas e, também,
das habilidades e competências desenvolvidas, no decorrer do ano letivo;
- Conscientização aos alunos sobre a
importância de participar das atividades de nivelamento nas aulas de
Orientação de Estudos, a todo momento das aulas escolares;
- Planejar, implementar, acompanhar e
avaliar o desenvolvimento das aulas da
aprendizagem dos alunos em todos os espaços pedagógicos da unidade; durante
todo ano letivo;
- Desenvolver as habilidades e
competências identificadas no acompanhamento, com vistas ao conteúdo
curricular proposto para a série.
; durante o ano letivo;
- Monitoramento sistemático da
frequência escolar dos alunos, semanalmente;
-Monitoramento sistemático dos resultados
das avaliações Internas dos alunos, ao final de cada bimestre;
- realizar PDCA em
práticas e ações desenvolvidas, durante todo o ano letivo.
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8.4- AÇÕES
DE ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO E MONITORAMENTO DE RESULTADOS
De
acordo com o Plano de Ação da Escola devem ser consideradas as seguintes
Ações e Prazos, em consonância com os Resultados e Metas citados no item 8.1:
01- Sistematizar e analisar os resultados obtidos
pelos alunos nas avaliações de larga escala (SARESP e SAEB); Formular ações
para o alcance das metas projetadas considerando os resultados das avaliações
em larga escala (SARESP e SAEB), em articulação aos resultados observados nas
avaliações internas da escola; Todos os alunos lendo
um livro por bimestre; Enquete para
conhecimento do que aluno gosta de ler; Momento da leitura uma vez a cada 15
dias;
02- Aplicar avaliação diagnóstica; Analisar os
resultados das avaliações e elaborar plano de nivelamento com a contribuição
de toda equipe docente; Elaborar o Programa de Ação dos educadores da unidade
contemplando a necessidade de aquisição das habilidades e competências dos
alunos identificadas nos resultados avaliações internas e externas aplicadas;
Elaborar os Guias de Aprendizagem dos alunos à luz do currículo proposto e da
necessidade de desenvolvimentos das habilidades e competências dos mesmos,
identificadas nas avaliações internas e externas; Planejar, implementar,
acompanhar e avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio da
verificação das habilidades desenvolvidas em todos os espaços pedagógicos da
unidade; Divulgar amplamente, a todos os
alunos e pais/responsáveis, dos
resultados por eles obtidos nas avaliações internas e externas e, também, das
habilidades e competências desenvolvidas; Divulgar amplamente os Guias de Aprendizagem
para auto-gestão de todos os alunos; Divulgar todas
as atividades escolares por e-mail, rede social, celular e comunicados; Elaborar os Guias de Aprendizagem
dos alunos à luz do currículo proposto e da necessidade de desenvolvimentos
das habilidades e competências dos mesmos, identificadas nas avaliações
internas e externas; Planejar, implementar, acompanhar e avaliar o
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em todos os espaços pedagógicos da
unidade; Analisar os indicadores por disciplina feita
pelo professor; Divulgar amplamente, a todos os alunos e pais/
responsáveis, os resultados por eles
obtidos nas avaliações internas e externas e, também, das habilidades e
competências a serem desenvolvidas pelos alunos previstos no Plano de Nivelamento;
Divulgar amplamente os Guias de Aprendizagem para auto-gestão de todos os
alunos.
03- Desenvolver as habilidades e competências
identificadas no acompanhamento por meio de situações didáticas
diversificadas, com vistas ao conteúdo curricular proposto para a série;
Monitoramento sistemático da frequência escolar dos alunos;
Monitoramento sistemático dos
resultados das avaliações contínuas dos alunos; Acompanhamento
sistemático de frequência pelo tutor; Acompanhamento sistemático preventivo
da intenção de transferência; Mediador fazer contato com a família.
04- Planejar, implementar, acompanhar e avaliar o
desenvolvimento das aulas de Projeto
de Vida.
; Planejar, implementar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento de Disciplinas Eletivas; Orientações de Estudo; Práticas de Laboratório, Língua Estrangeira Moderna, Clube Juvenil, Líderes de Turma e oportunizar práticas e vivências protagonistas e condições para que o aluno defina seu Projeto de Vida; Buscar parcerias.
05- Planejar, implementar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento da disciplina de Projeto de Vida; Planejar,
implementar, acompanhar e avaliar o
desenvolvimento da ação de tutoria aos alunos; Planejar, implementar,
acompanhar e avaliar o desenvolvimento
da disciplina Preparação Acadêmica/Introdução ao Mundo do Trabalho; Elaboração de um Painel com o Projeto de Vida dos alunos,
com atualização bimestral; Visita monitorada às Universidades da região;
Elaboração de Portfólio individuais dos Projetos de Vida com registro de
acompanhamento do professor, bimestralmente.
06- Planejar, implementar, acompanhar e avaliar a
semana de acolhimento; Análise e acompanhamento do
Varal dos Sonhos; Planejar, implementar, acompanhar e avaliar
desenvolvimento dos Clubes Juvenis e Líderes de Turma
Apresentação das atividades do Clube Juvenil aos professores; Auxílio em dupla de professores ao Clube Juvenil; Planejar, implementar, acompanhar e avaliar a semana de Protagonismo Juvenil: Formação de Clubes e Líderes de Turma; Incentivar e acompanhar as inscrições dos alunos da 3ª série do EM nos processos seletivos do Ensino Superior, do Ensino Técnico e ENEM, com vistas a 100% dos alunos inscritos nos respectivos processos seletivos e ENEM; Com planilha de acompanhamento.
08- Estimular a plena participação das equipes
escolares nas formações oferecidas em suas respectivas instâncias; Divulgação por e-mail e pasta de comunicado dos cursos
oferecidos SEE e outros disponibilizado aos educadores; Organizar e
realizar as formações planejadas para a escola; Organizar as pautas das HTPC
e HTPA, enquanto espaço de formação,
com vistas ao aprimoramento das habilidades e competências dos educadores;
Desenvolver os Guias de Aprendizagem e demais ações previstas na Agenda da
Escola; Acompanhar e reorientar a utilização dos Guias de Aprendizagem pelos
alunos; Elaboração do Blog da Escola e dos
professores; Garantir o cumprimento do Plano de Desenvolvimento
Individual dos profissionais da
unidade; Ficha de acompanhamento pedagógico.
09. 1. Preparar e
realizar os Encontros Escola &Família; Projeto
“Família presente aluno contente”.
09. 2. Criar
iniciativas de estímulo à participação da comunidade.
09. 3. Promover
ações de busca ativa dos alunos com baixa frequência; frequência irregular e
em situação potencial de abandono com vistas à reversão do quadro; Contato telefônico, rede social e visita a casa do aluno; Orientar
os pais/responsáveis quanto às necessidades específicas de seus filhos
identificadas nas avaliações internas e externas; Atendimento
do tutor aos familiares.
09.4. Divulgar os
Guias do Aluno aos estudantes e orientá-los acerca da sua utilização enquanto
espaço de auto-gestão da aprendizagem. Todos os guias
colocados na sala de aula.
09.5. Divulgar os
Guias de Aprendizagem aos pais/responsáveis e incentivar seu acompanhamento.
Divulgar amplamente às instituições parceiras os espaços de colaboração
previstos no Plano de Ação da escola e elaborar projeto específico de
parceria.
09.6. Divulgar
amplamente a Agenda da Escola à comunidade escolar, especialmente as
relacionadas às ações de ensino. Exposição da Agenda
nos painéis da escola. Garantir o acompanhamento junto às famílias das ações em
desenvolvimento na escola. Garantir a participação plena da equipe escolar na
elaboração do Plano de Ação da unidade. Manter os membros da equipe escolar informados sobre possíveis desajustes na
execução de seus respectivos Programas de Ação. Reuniões
de alinhamento e devolutivas da Equipe gestora.
Garantir a qualidade da oferta do ensino-aprendizagem ao aluno, por meio do compromisso de cada um dos profissionais da unidade, na perspectiva da execução de seu Plano de Desenvolvimento, elaboração, reflexão e retomada do PIAF.
10. Elaborar
os instrumentos previstos no modelo de gestão do Ensino Integral;
Executar, acompanhar e avaliar as ações do Plano de Ação da escola, tal como planejado. Replanejar as ações da escola quando necessário. Divulgar e monitorar a agenda bimestral de ações (enviada pela SEE), incluindo o replanejamento da mesma, quando houver.
10. Orientar
e executar os ajustes das ações, quando necessários, a partir das
necessidades identificadas no acompanhamento e avaliação dos processos de
trabalho. Após o Conselho de Classe revisitar o Plano
de Ação da escola em ATPC. Manter informados os membros da comunidade
escolar - equipe escolar, alunos, família/responsáveis e instituições
parceiras - dos ajustes necessários e encaminhamentos deles derivados.
11.
Planejar, executar, acompanhar e avaliação as ações previstas no Plano de
Ação da escola; seus indicadores de processo e resultados estabelecidos e
seus resultados. Dar publicidade à comunidade escolar - equipe escolar,
alunos, família/responsáveis e instituições parceiras - dos resultados das
avaliações e avanços obtidos nas ações da escola. Reuniões
, rede social e comunicados.
12.
Sistematizar a coleta e avaliação das
iniciativas especificas de cada escola de Ensino Integral. Sistematizar a
divulgação, recomendação e adoção das iniciativas nas escolas do Programa Ensino Integral e na
expansão do programa e para outras escolas da rede pública à critério das
áreas responsáveis. Visita às escolas da prefeitura
próximas; Participação de alunos acolhedores nas visitas às escolas de Ensino
Fundamental próximas. Panfletos de propaganda da escola de tempo integral
distribuído pela comunidade e colocado no comércio local. Divulgação em rede
social do programa da escola de tempo integral. Vídeos das atividades da
escola. Revista bimestral das atividades da escola.
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8.5- AÇÕES DE
ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO E MONITORAMENTO DE RESULTADOS- Função e Disciplina
- Estar em
consonância com a formação do Programa Escola Integral.
- Melhoria nas
avaliações externas através das atividades de nivelamento;
- Atividade de Hora da
leitura a cada 15 dias;
- Atividades de
recuperação contínua para melhorar a Taxa de aprovação por série.
- Através da Tutoria, reduzir
o índice de alunos faltosos.
- Conscientizar os
alunos a divulgar as realizações da escola aos familiares para obter maior
número de pais no acompanhamento de reuniões e eventos deste ambiente;
- Estar plenamente
envolvida no Plano de Ação da escola e Programa de Ação, com equipe de gestão
e pedagógica, com consciência e compromisso.
- Participar dos cursos
oferecidos pela Secretaria da Educação e orientações técnicas.
- Socializar, replicar e
incorporar práticas inovadoras.
-Perceber mudanças
positivas nos alunos, no que se refere ao trabalho em grupo, coletivo e de
respeito às diferenças;
.
- Estimular o aluno a
ter foco nos seus projetos de
continuidades em sua formação acadêmica e profissional.
-Estimular a
permanência dos alunos no programa de Ensino Integral através de tutoria e
eletiva.
-Buscar parcerias para
a eletiva.
-Divulgar amplamente os
guias de aprendizagem aos alunos, na sala de aula;
-Acompanhar a
frequência de alunos tutorados.
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DIRETOR DE ESCOLA:
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SUPERVISOR DE ENSINO:
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DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO (no caso do Diretor):
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DATA DA ELABORAÇÃO: 10/04/2015
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DATA DA REVISÃO:
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Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns! Um plano completo, eficaz e com certeza, se aplicado, terá um resultado eficiente.
ResponderExcluirSo tenho que lhe Agradecer esse Plano foi de grande ajuda .....Obrigada
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirTeria como voce me enviar esse Programa para meu e-mail?
joscarlos.secedu@gmail.com
Oi adorei, tem como você me enviar um exemplar.
ResponderExcluirOi adorei, tem como você me enviar um exemplar.
ResponderExcluirHalo, sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o senhor Benjamin sobre esse assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de concessão de um empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo o que pude para obter um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos eles me recusaram porque meu crédito era baixo, mas Com graça de Deus, conheci o Sr. Benjamin, por isso decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500.000,00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. E-mail / WhatsApp Entre em contato se desejar aplicar um empréstimo a eles. Lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: + 1-989-394-3740.
ResponderExcluirOlá, tenho uma dúvida.
ResponderExcluirO professores que leciona em duas disciplina tem que fazer um programa para cada um.
Grato!
Muito bom o material! Parab´ne.
ResponderExcluirVocê poderia mandar por e mail ?
ResponderExcluirBom dia a todos lendo esta mensagem
ResponderExcluirSe você está passando por tempos difíceis ou pobreza
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Agradecer
MUITO BOM ESSE MATERIAL ESCLARECEDOR
ResponderExcluirMuito bom gostei
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. Perfeito
ResponderExcluir