Escola: EE Antonio de
Moura Abud
|
|||||||
Professor: Daniela de
Oliveira
|
Disciplina:
Sociologia
|
Série e turma: 2ºA
|
Bimestre: 2º
|
||||
Justificativa
do conteúdo do bimestre:
Utilizar conhecimentos sociológicos para
compreender a questão cultural e os benefícios da interação entre culturas,
assim como diminuir o preconceito em relação a cultura do Outro.
Conscientizar a respeito do consumo sustentável, a diferença entre o consumo
e o consumismo relacionando a sociologia. Compreender a construção da
identidade realizada pelos jovens e suas consequências.
|
|||||||
Objetivos:
A sociologia como disciplina de ensino
médio deve contribuir para o entendimento e as reflexões sobre o espaço
social, motivando o desenvolvimento de análise e mudanças sociais. Justifica-se a necessidade do ensino de Sociologia
pela necessidade deformar “cidadãos dotados de discernimentos e da capacidade
de perceber relações novas e não triviais entre os elementos de sua
experiência de vida”. Buscou-se, portanto, privilegiar a compreensão da
realidade cotidiana de modo a desnaturalizar a percepção dos estudantes para
que percebam a realidade como construção social.
|
Conteúdos da disciplina:
Qual a importância da cultura na vida
social?
• Cultura, consumo, consumismo e comunicação
de massa
•
Construção da identidade pelos jovens
|
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
• Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
• Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e
expressão oral
• Distinguir a ideia de sociedade do conceito de cultura
• Refletir criticamente a respeito da produção em massa
• Questionar a noção de juventude
• Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade
de consumo e a produção de cultura
• Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos
para consumo de massa na produção da identidade juvenil
|
|||||
Temas transversais: Pluralidade
cultural, humanismo, ética e atualidades.
|
|||||||
6.
Estratégias didáticas
|
|||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades
Didático-Cooperativas
- Leitura
compartilhada em grupos;
- Atividades em
grupo;
- Produção de
cartazes e/ou painéis
- roda de conversa
sobre os conteúdos estudados.
- Produção de
animação sobre a Dengue.
- Participação na
feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais
invertebrados com reciclagem de cd’s.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por
equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades
realizadas serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
|
|||||
Valores trabalhados na
disciplina
Solidariedade;
Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas
discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades
desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de
atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual
e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
|
||||||
Referências
Livros sugeridos:
- BOMENY, Helena
& MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos
Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010.
Volume único.
- Dicionário de
Sociologia
- Dicionário da
Língua Portuguesa
- Revista de
Filosofia
Sugestão de sites para pesquisa:
|
|||||||
Escola: EE Antonio de
Moura Abud
|
|||||||
Professor: Daniela de
Oliveira
|
Disciplina:
Sociologia
|
Série e turma: 2ºB
|
Bimestre: 2º
|
||||
Justificativa
do conteúdo do bimestre:
Utilizar conhecimentos sociológicos para
compreender a questão cultural e os benefícios da interação entre culturas,
assim como diminuir o preconceito em relação a cultura do Outro.
Conscientizar a respeito do consumo sustentável, a diferença entre o consumo
e o consumismo relacionando a sociologia. Compreender a construção da
identidade realizada pelos jovens e suas consequências.
|
|||||||
Objetivos:
A sociologia como disciplina de ensino
médio deve contribuir para o entendimento e as reflexões sobre o espaço
social, motivando o desenvolvimento de análise e mudanças sociais. Justifica-se a necessidade do ensino de Sociologia
pela necessidade deformar “cidadãos dotados de discernimentos e da capacidade
de perceber relações novas e não triviais entre os elementos de sua
experiência de vida”. Buscou-se, portanto, privilegiar a compreensão da
realidade cotidiana de modo a desnaturalizar a percepção dos estudantes para
que percebam a realidade como construção social.
|
Conteúdos da disciplina:
Qual a importância da cultura na vida
social?
• Cultura, consumo, consumismo e comunicação
de massa
•
Construção da identidade pelos jovens
|
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
• Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
• Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e
expressão oral
• Distinguir a ideia de sociedade do conceito de cultura
• Refletir criticamente a respeito da produção em massa
• Questionar a noção de juventude
• Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade
de consumo e a produção de cultura
• Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos
para consumo de massa na produção da identidade juvenil
|
|||||
Temas transversais: Pluralidade
cultural, humanismo, ética e atualidades.
|
|||||||
6.
Estratégias didáticas
|
|||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades
Didático-Cooperativas
- Leitura
compartilhada em grupos;
- Atividades em
grupo;
- Produção de
cartazes e/ou painéis
- roda de conversa
sobre os conteúdos estudados.
- Produção de
animação sobre a Dengue.
- Participação na
feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais
invertebrados com reciclagem de cd’s.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por
equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades
realizadas serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
|
|||||
Valores trabalhados na
disciplina
Solidariedade;
Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas
discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades
desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de
atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual
e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
|
||||||
Referências
Livros sugeridos:
- BOMENY, Helena
& MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos
Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010.
Volume único.
- Dicionário de
Sociologia
- Dicionário da
Língua Portuguesa
- Revista de
Filosofia
Sugestão de sites para pesquisa:
|
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário