Escola: EE Antonio de
Moura Abud
|
|||||||
Professor: Daniela de
Oliveira
|
Disciplina:
Filosofia
|
Série e turma: 2º A
|
Bimestre: 2º
|
||||
Justificativa
do conteúdo do bimestre: As atividades elaboradas
para o ensino da Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento
prévio do aluno sobre ética e moral, com intuito de ampliar o conhecimento do
aluno a partir da leitura, compreensão e produção de textos filosóficos que
contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo
que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações
sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do
desenvolvimento da autonomia intelectual.
|
|||||||
Objetivos:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos
alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias,
sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e
aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do
conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular,
cheio de significados cotidianos, para ambiente desconhecidos científicos com
eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão
competente, solidário e autônomo.
|
Conteúdos da disciplina:
Introdução à Teoria do Indivíduo
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill
Tornar-se indivíduo
• Paul Ricoeur e Michel Foucault
Condutas massificadas
Alienação moral
|
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
Refletir sobre a ética na perspectiva do indivíduo que se percebe como
parte da natureza e da sociedade
• Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de
responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza
• Identificar diferentes concepções de indivíduo
• Identificar as subjetividades como resultado de construção social
• Identificar processos sociais merecedores de crítica
• Expressar, por escrito e
oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de
indústria cultural e alienação moral
|
|||||
Temas transversais: Pluralidade
cultural, humanismo, ética e atualidades.
|
|||||||
6.
Estratégias didáticas
|
|||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades
Didático-Cooperativas
- Leitura
compartilhada em grupos;
- atividades em
grupo;
- Produção de
cartazes e/ou painéis
- roda de conversa
sobre os conteúdos estudados.
- Produção de
animação sobre a Dengue.
- Participação na
feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais
invertebrados com reciclagem de cd’s.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por
equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- Resolução de exercícios.
- Todas as atividades realização serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
|
|||||
Valores trabalhados na
disciplina
Solidariedade;
Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas
discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades
desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades);
responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e
coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
|
||||||
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário
de Filosofia
Livro
Didático
Sugestão de sites para pesquisa:
|
|||||||
Escola: EE Antonio de Moura Abud
| |||||||
Professor: Daniela de Oliveira
|
Disciplina: Filosofia
|
Série e turma: 2º B
|
Bimestre: 2º
| ||||
Justificativa do conteúdo do bimestre: As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre ética e moral, com intuito de ampliar o conhecimento do aluno a partir da leitura, compreensão e produção de textos filosóficos que contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
| |||||||
Objetivos:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias, sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular, cheio de significados cotidianos, para ambiente desconhecidos científicos com eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão competente, solidário e autônomo.
|
Conteúdos da disciplina:
Introdução à Teoria do Indivíduo
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill
Tornar-se indivíduo
• Paul Ricoeur e Michel Foucault
Condutas massificadas
Alienação moral
|
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
Refletir sobre a ética na perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade
• Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza
• Identificar diferentes concepções de indivíduo
• Identificar as subjetividades como resultado de construção social
• Identificar processos sociais merecedores de crítica
• Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e alienação moral
| |||||
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
| |||||||
6. Estratégias didáticas
| |||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- atividades em grupo;
- Produção de cartazes e/ou painéis
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.
- Participação na feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais invertebrados com reciclagem de cd’s.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- Resolução de exercícios.
- Todas as atividades realização serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
| |||||
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
| ||||||
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário de Filosofia
Livro Didático
Sugestão de sites para pesquisa:
| |||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário