quarta-feira, 27 de maio de 2015

Guia de Aprendizagem - Filosofia 2ª série do EM

Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 2º A
Bimestre:
Justificativa do conteúdo do bimestre: As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre ética e moral, com intuito de ampliar o conhecimento do aluno a partir da leitura, compreensão e produção de textos filosóficos que contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
Objetivos:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias, sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular, cheio de significados cotidianos, para ambiente desconhecidos científicos com eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão competente, solidário e autônomo.
Conteúdos da disciplina:

Introdução à Teoria do Indivíduo
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill

Tornar-se indivíduo
• Paul Ricoeur e Michel Foucault

Condutas massificadas
Alienação moral
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
Refletir sobre a ética na perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade
• Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza
• Identificar diferentes concepções de indivíduo
• Identificar as subjetividades como resultado de construção social
• Identificar processos sociais merecedores de crítica
• Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e alienação moral
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- atividades em grupo;
- Produção de cartazes e/ou painéis
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.
- Participação na feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais invertebrados com reciclagem de cd’s.
6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- Resolução de exercícios.
- Todas as atividades realização serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário de Filosofia
Livro Didático

Sugestão de sites para pesquisa:



Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 2º B
Bimestre: 2º
Justificativa do conteúdo do bimestre: As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre ética e moral, com intuito de ampliar o conhecimento do aluno a partir da leitura, compreensão e produção de textos filosóficos que contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
Objetivos:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias, sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular, cheio de significados cotidianos, para ambiente desconhecidos científicos com eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão competente, solidário e autônomo.
Conteúdos da disciplina:

Introdução à Teoria do Indivíduo
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill

Tornar-se indivíduo
• Paul Ricoeur e Michel Foucault

Condutas massificadas
Alienação moral
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
Refletir sobre a ética na perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade
• Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza
• Identificar diferentes concepções de indivíduo
• Identificar as subjetividades como resultado de construção social
• Identificar processos sociais merecedores de crítica
• Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e alienação moral
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- atividades em grupo;
- Produção de cartazes e/ou painéis
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.
- Participação na feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais invertebrados com reciclagem de cd’s.
6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- Resolução de exercícios.
- Todas as atividades realização serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário de Filosofia
Livro Didático

Sugestão de sites para pesquisa:



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