quarta-feira, 27 de maio de 2015

Guia de Aprendizagem - Filosofia 3ª Série do EM

Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 3ºA
Bimestre:
Justificativa do conteúdo do bimestre:
As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre discurso Filosófico, com intuito de ampliar o conhecimento do aluno, ampliando também o conhecimento sobre a desigualdade social no Brasil, como não sendo este um conhecimento superfluo e distante da realidade cotidiana do educando, possibilitando assim, a conscientização de sua realidade e a necessidade de refletir sobre o tema. A partir da conscientização, possibilitar ao aluno utilizar o conhecimento filosófico como ferramenta importante que contribuirá com a formação humana e com o acesso à cultura geral, e com isso venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
Objetivos:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias, sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular, cheio de significados cotidianos, para ambiente desconhecidos científicos com eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão competente, solidário e autônomo.
Conteúdos da disciplina:

Características do discurso filosófico
• Comparação com o discurso religioso
O homem como ser político
A desigualdade entre os homens como desafio da política
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
• Identificar marcas dos discursos filosófico, mitológico e religioso
• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados
• Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade
• Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados
• Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social
• Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social
• Questionar o papel social do Estado e das leis
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- atividades em grupo;
- Produção de cartazes e/ou painéis
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.
- Participação na feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais invertebrados com reciclagem de cd’s.
6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realização serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário de Filosofia
Livro Didático

Sugestão de sites para pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário