Escola: EE Antonio de
Moura Abud
|
|||||||
Professor: Daniela de
Oliveira
|
Disciplina:
Filosofia
|
Série e turma: 3ºA
|
Bimestre: 2º
|
||||
Justificativa
do conteúdo do bimestre:
As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia deste bimestre
visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre discurso Filosófico, com
intuito de ampliar o conhecimento do aluno, ampliando também o conhecimento
sobre a desigualdade social no Brasil, como não sendo este um conhecimento
superfluo e distante da realidade cotidiana do educando, possibilitando
assim, a conscientização de sua realidade e a necessidade de refletir sobre o
tema. A partir da conscientização, possibilitar ao aluno utilizar o
conhecimento filosófico como ferramenta importante que contribuirá com a
formação humana e com o acesso à cultura geral, e com isso venham a
participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento
ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia
intelectual.
|
|||||||
Objetivos:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos
alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias,
sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e
aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do
conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular,
cheio de significados cotidianos, para ambiente desconhecidos científicos com
eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão
competente, solidário e autônomo.
|
Conteúdos da disciplina:
Características do
discurso filosófico
• Comparação com o
discurso religioso
O homem como ser
político
A desigualdade
entre os homens como desafio da política
|
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
• Identificar
marcas dos discursos filosófico, mitológico e religioso
• Elaborar
hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados
• Identificar
situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva
problematizadora e crítica
• Desenvolver
habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Reconhecer o
caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente
aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade
• Identificar
aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados
• Distinguir a
perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca
da desigualdade social
• Distinguir a
argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la
por meio do contrato social
• Questionar o
papel social do Estado e das leis
|
|||||
Temas transversais: Pluralidade
cultural, humanismo, ética e atualidades.
|
|||||||
6.
Estratégias didáticas
|
|||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades
Didático-Cooperativas
- Leitura
compartilhada em grupos;
- atividades em
grupo;
- Produção de
cartazes e/ou painéis
- roda de conversa
sobre os conteúdos estudados.
- Produção de
animação sobre a Dengue.
- Participação na
feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais
invertebrados com reciclagem de cd’s.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por
equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades
realização serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
|
|||||
Valores trabalhados na
disciplina
Solidariedade;
Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões
realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades
desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de
atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual
e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
|
||||||
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário
de Filosofia
Livro
Didático
Sugestão de sites para pesquisa:
|
|||||||
Informações sobre as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Projeto de Vida ministradas pela professora Daniela na escola Moura Abud, Ensino Médio Integral.
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Guia de Aprendizagem - Filosofia 3ª Série do EM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário