Escola: EE Antonio de
Moura Abud
|
|||||||
Professor: Daniela de
Oliveira
|
Disciplina:
Filosofia
|
Série e turma: 1ª A
|
Bimestre: 2º
|
||||
Justificativa
do conteúdo do bimestre:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos
alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias,
sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e
aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do
conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular,
cheio de significados cotidianos, para ambientes desconhecidos científicos
com eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão
competente, solidário e autônomo.
|
|||||||
Objetivos:
As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia visam explorar o
conhecimento prévio do aluno levando-o ao desenvolvimento de habilidades e
competencias para ler, compreender e produzir textos filosóficos que
contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo
que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações
sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do
desenvolvimento da autonomia intelectual.
|
Conteúdos da disciplina:
A Filosofia e
outras formas de conhecimento
• Mito, Cultura,
Religião, Arte, Ciência
|
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
• Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade
absoluta
• Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como:
observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e
observações, registros, classificações, interpretações
• Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a
análise de diferentes culturas
• Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças
• Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos
• Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre
relações entre diferentes culturas
• Discutir a relação entre
cultura e natureza
|
|||||
Temas transversais: Pluralidade
cultural, humanismo, ética e atualidades.
|
|||||||
6.
Estratégias didáticas
|
|||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades
Didático-Cooperativas
- Leitura
compartilhada em grupos;
- atividades em
grupo;
- roda de conversa
sobre os conteúdos estudados.
- Produção de
animação sobre a Dengue.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por
equipe;
- Exercícios escritos e
relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
|
|||||
Valores trabalhados na
disciplina
Solidariedade; Respeito a diversidade; Tolerância; Respeito as diversas
formas de conhecimento.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas
discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades
desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de
atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual
e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
|
||||||
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário
de Filosofia
Livro
Didático
Caderno
do aluno de Filosofia da SEESP
Sugestão de sites para pesquisa:
|
Escola: EE Antonio de Moura Abud
| |||||||
Professor: Daniela de Oliveira
|
Disciplina: Filosofia
|
Série e turma: 1ª B
|
Bimestre: 2º
| ||||
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias, sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular, cheio de significados cotidianos, para ambientes desconhecidos científicos com eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão competente, solidário e autônomo.
| |||||||
Objetivos:
As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia visam explorar o conhecimento prévio do aluno levando-o ao desenvolvimento de habilidades e competencias para ler, compreender e produzir textos filosóficos que contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
|
Conteúdos da disciplina:
A Filosofia e outras formas de conhecimento
• Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência
|
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
• Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta
• Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações
• Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas
• Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças
• Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos
• Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas
• Discutir a relação entre cultura e natureza
| |||||
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
| |||||||
6. Estratégias didáticas
| |||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- atividades em grupo;
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
| |||||
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito a diversidade; Tolerância; Respeito as diversas formas de conhecimento.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
| ||||||
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário de Filosofia
Livro Didático
Caderno do aluno de Filosofia da SEESP
Sugestão de sites para pesquisa:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário