quarta-feira, 27 de maio de 2015

Guia de Aprendizagem - Filosofia 1ª Série do EM

Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 1ª A
Bimestre:
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias, sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular, cheio de significados cotidianos, para ambientes desconhecidos científicos com eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão competente, solidário e autônomo.
Objetivos:
As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia visam explorar o conhecimento prévio do aluno levando-o ao desenvolvimento de habilidades e competencias para ler, compreender e produzir textos filosóficos que contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
Conteúdos da disciplina:
A Filosofia e outras formas de conhecimento
• Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
• Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta
• Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações
• Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas
• Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças
• Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos
• Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas
• Discutir a relação entre cultura e natureza
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- atividades em grupo;
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.

6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
 - Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito a diversidade; Tolerância; Respeito as diversas formas de conhecimento.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário de Filosofia
Livro Didático
Caderno do aluno de Filosofia da SEESP

Sugestão de sites para pesquisa:
Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 1ª B
Bimestre: 2º
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite ao professor e aos alunos o ensino da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias, sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de ensinar e aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular, cheio de significados cotidianos, para ambientes desconhecidos científicos com eficiência, saindo do senso comum para o senso crítico, formando cidadão competente, solidário e autônomo.
Objetivos:
As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia visam explorar o conhecimento prévio do aluno levando-o ao desenvolvimento de habilidades e competencias para ler, compreender e produzir textos filosóficos que contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
Conteúdos da disciplina:
A Filosofia e outras formas de conhecimento
• Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
• Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta
• Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações
• Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas
• Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças
• Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos
• Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas
• Discutir a relação entre cultura e natureza
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- atividades em grupo;
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.

6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
 - Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito a diversidade; Tolerância; Respeito as diversas formas de conhecimento.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
Dicionário de Filosofia
Livro Didático
Caderno do aluno de Filosofia da SEESP

Sugestão de sites para pesquisa:

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