Escola: EE Antonio de
Moura Abud
|
|||||||
Professor: Daniela de
Oliveira
|
Disciplina:
Sociologia
|
Série e turma: 1ºA
|
Bimestre: 2º
|
||||
Justificativa
do conteúdo do bimestre:
Desenvolver no aluno o espírito crítico,
possibilitando a desnaturalização para a construção do olhar sociológico. A
partir do olhar sociológico o aluno será capaz de distinguir com mais clareza
o senso comum do senso crítico. Compreender o mundo do sociólogo, o que faz,
para que faz e quais seus objetivos como cientista social.
|
|||||||
Objetivos:
A sociologia como disciplina de ensino
médio deve contribuir para o entendimento e as reflexões sobre o espaço
social, motivando o desenvolvimento de análise e mudanças sociais. Justifica-se a necessidade do ensino de Sociologia
pela necessidade deformar “cidadãos dotados de discernimentos e da capacidade
de perceber relações novas e não triviais entre os elementos de sua
experiência de vida”. Buscou-se, portanto, privilegiar a compreensão da
realidade cotidiana de modo a desnaturalizar a percepção dos estudantes para
que percebam a realidade como construção social.
|
Conteúdos da disciplina:
O que permite ao aluno viver em sociedade?
Inserção em grupos sociais
• Família, escola, vizinhança, trabalho
Relações e interações sociais
Socialização e o processo de
construção da identidade
|
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
• Compreender o que permite ao homem viver em sociedade
• Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
• Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais
• Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e
convivência cotidiana
• Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de
comportamento e sociabilidade
• Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção
identitária
• Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que
vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por
meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade
• Desenvolver a sensibilidade sociológica para observar as relações
sociais entre os indivíduos
|
|||||
Temas transversais: Pluralidade
cultural, humanismo, ética e atualidades.
|
|||||||
6.
Estratégias didáticas
|
|||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades
Didático-Cooperativas
- Leitura
compartilhada em grupos;
- Atividades em
grupo;
- Produção de
cartazes e/ou painéis
- roda de conversa
sobre os conteúdos estudados.
- Produção de
animação sobre a Dengue.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por
equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
|
|||||
Valores trabalhados na
disciplina
Solidariedade;
Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas
discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades
desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de
atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual
e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
|
||||||
Referências
Livros sugeridos:
- BOMENY, Helena
& MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos
Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010.
Volume único.
- Dicionário de
Sociologia
- Dicionário da
Língua Portuguesa
- Revista de
Filosofia
Sugestão de sites para pesquisa:
|
|||||||
Escola: EE Antonio de
Moura Abud
|
|||||||
Professor: Daniela de
Oliveira
|
Disciplina:
Sociologia
|
Série e turma: 1ºB
|
Bimestre: 2º
|
||||
Justificativa
do conteúdo do bimestre:
Desenvolver no aluno o espírito crítico,
possibilitando a desnaturalização para a construção do olhar sociológico. A
partir do olhar sociológico o aluno será capaz de distinguir com mais clareza
o senso comum do senso crítico. Compreender o mundo do sociólogo, o que faz,
para que faz e quais seus objetivos como cientista social.
|
|||||||
Objetivos:
A sociologia como disciplina de ensino
médio deve contribuir para o entendimento e as reflexões sobre o espaço
social, motivando o desenvolvimento de análise e mudanças sociais. Justifica-se a necessidade do ensino de Sociologia
pela necessidade deformar “cidadãos dotados de discernimentos e da capacidade
de perceber relações novas e não triviais entre os elementos de sua
experiência de vida”. Buscou-se, portanto, privilegiar a compreensão da
realidade cotidiana de modo a desnaturalizar a percepção dos estudantes para
que percebam a realidade como construção social.
|
Conteúdos da disciplina:
O que permite ao aluno viver em sociedade?
Inserção em grupos sociais
• Família, escola, vizinhança, trabalho
Relações e interações sociais
Socialização e o processo de
construção da identidade
|
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
• Compreender o que permite ao homem viver em sociedade
• Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
• Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais
• Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e
convivência cotidiana
• Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de
comportamento e sociabilidade
• Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção
identitária
• Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que
vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por
meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade
• Desenvolver a sensibilidade sociológica para observar as relações
sociais entre os indivíduos
|
|||||
Temas transversais: Pluralidade
cultural, humanismo, ética e atualidades.
|
|||||||
6.
Estratégias didáticas
|
|||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Leitura de textos variados;
- Pesquisas.
|
6.2 Atividades
Didático-Cooperativas
- Leitura
compartilhada em grupos;
- Atividades em
grupo;
- Produção de
cartazes e/ou painéis
- roda de conversa
sobre os conteúdos estudados.
- Produção de
animação sobre a Dengue.
|
6.3 – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por
equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
|
|||||
Valores trabalhados na
disciplina
Solidariedade;
Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
|
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas
discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades
desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de
atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual
e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
|
||||||
Referências
Livros sugeridos:
- BOMENY, Helena
& MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos
Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010.
Volume único.
- Dicionário de
Sociologia
- Dicionário da
Língua Portuguesa
- Revista de
Filosofia
Sugestão de sites para pesquisa:
|
|||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário