quarta-feira, 27 de maio de 2015

Guia de Aprendizagem - Sociologia 1ª série do EM

Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 1ºA
Bimestre:
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Desenvolver no aluno o espírito crítico, possibilitando a desnaturalização para a construção do olhar sociológico. A partir do olhar sociológico o aluno será capaz de distinguir com mais clareza o senso comum do senso crítico. Compreender o mundo do sociólogo, o que faz, para que faz e quais seus objetivos como cientista social.
Objetivos:
A sociologia como disciplina de ensino médio deve contribuir para o entendimento e as reflexões sobre o espaço social, motivando o desenvolvimento de análise e mudanças sociais. Justifica-se a necessidade do ensino de Sociologia pela necessidade deformar “cidadãos dotados de discernimentos e da capacidade de perceber relações novas e não triviais entre os elementos de sua experiência de vida”. Buscou-se, portanto, privilegiar a compreensão da realidade cotidiana de modo a desnaturalizar a percepção dos estudantes para que percebam a realidade como construção social.
Conteúdos da disciplina:

O que permite ao aluno viver em sociedade?
Inserção em grupos sociais
• Família, escola, vizinhança, trabalho
Relações e interações sociais
Socialização e o processo de construção da identidade
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
Compreender o que permite ao homem viver em sociedade
• Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
• Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais
• Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana
• Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de comportamento e sociabilidade
• Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção identitária
• Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade
• Desenvolver a sensibilidade sociológica para observar as relações sociais entre os indivíduos
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- Atividades em grupo;
- Produção de cartazes e/ou painéis
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.

6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
- BOMENY, Helena & MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010. Volume único.
- Dicionário de Sociologia
- Dicionário da Língua Portuguesa
- Revista de Filosofia

Sugestão de sites para pesquisa:

Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 1ºB
Bimestre:
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Desenvolver no aluno o espírito crítico, possibilitando a desnaturalização para a construção do olhar sociológico. A partir do olhar sociológico o aluno será capaz de distinguir com mais clareza o senso comum do senso crítico. Compreender o mundo do sociólogo, o que faz, para que faz e quais seus objetivos como cientista social.
Objetivos:
A sociologia como disciplina de ensino médio deve contribuir para o entendimento e as reflexões sobre o espaço social, motivando o desenvolvimento de análise e mudanças sociais. Justifica-se a necessidade do ensino de Sociologia pela necessidade deformar “cidadãos dotados de discernimentos e da capacidade de perceber relações novas e não triviais entre os elementos de sua experiência de vida”. Buscou-se, portanto, privilegiar a compreensão da realidade cotidiana de modo a desnaturalizar a percepção dos estudantes para que percebam a realidade como construção social.
Conteúdos da disciplina:

O que permite ao aluno viver em sociedade?
Inserção em grupos sociais
• Família, escola, vizinhança, trabalho
Relações e interações sociais
Socialização e o processo de construção da identidade
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
Compreender o que permite ao homem viver em sociedade
• Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
• Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais
• Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana
• Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de comportamento e sociabilidade
• Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção identitária
• Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade
• Desenvolver a sensibilidade sociológica para observar as relações sociais entre os indivíduos
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- Atividades em grupo;
- Produção de cartazes e/ou painéis
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.

6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
- BOMENY, Helena & MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010. Volume único.
- Dicionário de Sociologia
- Dicionário da Língua Portuguesa
- Revista de Filosofia

Sugestão de sites para pesquisa:




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