quarta-feira, 27 de maio de 2015

Guia de Aprendizagem - Sociologia 2ª série do EM

Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 2ºA
Bimestre:
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Utilizar conhecimentos sociológicos para compreender a questão cultural e os benefícios da interação entre culturas, assim como diminuir o preconceito em relação a cultura do Outro. Conscientizar a respeito do consumo sustentável, a diferença entre o consumo e o consumismo relacionando a sociologia. Compreender a construção da identidade realizada pelos jovens e suas consequências.
Objetivos:
A sociologia como disciplina de ensino médio deve contribuir para o entendimento e as reflexões sobre o espaço social, motivando o desenvolvimento de análise e mudanças sociais. Justifica-se a necessidade do ensino de Sociologia pela necessidade deformar “cidadãos dotados de discernimentos e da capacidade de perceber relações novas e não triviais entre os elementos de sua experiência de vida”. Buscou-se, portanto, privilegiar a compreensão da realidade cotidiana de modo a desnaturalizar a percepção dos estudantes para que percebam a realidade como construção social.

Conteúdos da disciplina:

Qual a importância da cultura na vida social?
• Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa
• Construção da identidade pelos jovens
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
• Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
• Distinguir a ideia de sociedade do conceito de cultura
• Refletir criticamente a respeito da produção em massa
• Questionar a noção de juventude
• Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura
• Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- Atividades em grupo;
- Produção de cartazes e/ou painéis
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.
- Participação na feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais invertebrados com reciclagem de cd’s.
6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
- BOMENY, Helena & MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010. Volume único.
- Dicionário de Sociologia
- Dicionário da Língua Portuguesa
- Revista de Filosofia

Sugestão de sites para pesquisa:




Escola: EE Antonio de Moura Abud
Professor: Daniela de Oliveira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 2ºB
Bimestre:
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Utilizar conhecimentos sociológicos para compreender a questão cultural e os benefícios da interação entre culturas, assim como diminuir o preconceito em relação a cultura do Outro. Conscientizar a respeito do consumo sustentável, a diferença entre o consumo e o consumismo relacionando a sociologia. Compreender a construção da identidade realizada pelos jovens e suas consequências.
Objetivos:
A sociologia como disciplina de ensino médio deve contribuir para o entendimento e as reflexões sobre o espaço social, motivando o desenvolvimento de análise e mudanças sociais. Justifica-se a necessidade do ensino de Sociologia pela necessidade deformar “cidadãos dotados de discernimentos e da capacidade de perceber relações novas e não triviais entre os elementos de sua experiência de vida”. Buscou-se, portanto, privilegiar a compreensão da realidade cotidiana de modo a desnaturalizar a percepção dos estudantes para que percebam a realidade como construção social.

Conteúdos da disciplina:

Qual a importância da cultura na vida social?
• Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa
• Construção da identidade pelos jovens
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
• Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
• Distinguir a ideia de sociedade do conceito de cultura
• Refletir criticamente a respeito da produção em massa
• Questionar a noção de juventude
• Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura
• Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil
Temas transversais: Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades.
6. Estratégias didáticas
6.1 Atividades Autodidáticas

 - Leitura de textos variados;
 - Pesquisas.
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
- Leitura compartilhada em grupos;
- Atividades em grupo;
- Produção de cartazes e/ou painéis
- roda de conversa sobre os conteúdos estudados.
- Produção de animação sobre a Dengue.
- Participação na feira do Meio Ambiente, por meio da produção de mosaicos de animais invertebrados com reciclagem de cd’s.
6.3   – Atividades Complementares:
- Exposição oral dos conteúdos trabalhados individualmente e por equipe;
- Exercícios escritos e relatórios;
- Exibição de vídeos.
- Leitura de livros didáticos;
- resolução de exercícios.
- Todas as atividades realizadas serão devidamente registradas e evidenciadas no Diário de Classe.
Valores trabalhados na disciplina
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
8. Critérios de Avaliação
Participação/envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula e nas atividades propostas; habilidades desenvolvidas nas situações de aprendizagem (aferidas por meio de atividades); responsabilidade em relação a compromissos assumidos individual e coletivamente; autoavaliação dos estudantes.
Referências
Livros sugeridos:
- BOMENY, Helena & MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010. Volume único.
- Dicionário de Sociologia
- Dicionário da Língua Portuguesa
- Revista de Filosofia

Sugestão de sites para pesquisa:



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